Tremendo faz-de-conta

“Menina sortuda. Giulia é parecida com a mãe.” Foi com essa brincadeira, durante entrevista conjunta à televisão dada por ele e Sarkozy, da França, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tentou desanuviar o ambiente em Cannes, onde os líderes do G-20 estão reunidos, debatendo soluções para o mundo em crise, econômica e política. Na verdade, tudo misturado.

Obama começou tentando ganhar os repórteres e seu colega de bancada, apelando às lembranças. Contou que antes desse encontro, sua última visita ao sul da França tinha acontecido quando ainda era estudante e que adorou a paisagem naquela ocasião. Como o presidente francês continuava sério, acrescentou que, sendo esta a primeira vez em que se viam pessoalmente desde o nascimento de Giulia, não poderia perder a oportunidade de parabenizá-lo.  E Sarkozy? Continuou sério por mais alguns segundos, que pareceram uma eternidade. Mas sorriu, finalmente, quando recebeu a tradução do que Obama havia dito.

Então, vendo que ele afrouxava na atitude defensiva, o norte-americano se animou além da conta, esquecendo que estava falando com um europeu e, mais do que isso, com um francês. Foi atrevido. “De acordo com o que estou sabendo através da imprensa, a pequena Giulia herdou a beleza de sua linda mãe, Carla Bruni, não do pai”. E isso, segundo Obama, é “uma coisa muito boa”.  Como resposta, o francês foi irônico. Disse que “o nascimento de Giulia prova a grande influência de Obama sobre mim; nos últimos quatro anos, ele não tinha nada mais para anunciar além da importância de ser pai de duas meninas. Sou obediente e acabei seguindo o exemplo dele”.

Os assessores de Sarkozy se empenharam muito para divulgar que a entrevista conjunta dos dois presidentes tinha acontecido em atendimento a um pedido especial de Obama. Mas os assessores do governo dos Estados Unidos trataram de demonstrar que, na verdade, era o contrário. Como se vê, um tremendo faz-de-conta.  Só nessa entrevista?

Foto da Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s