Morte de Sócrates é notícia na Alemanha

A morte de Sócrates é notícia de destaque no jornal Welt online, da Alemanha. A matéria começa dizendo que “o astro do futebol brasileiro Sócrates, que morreu aos 57 anos de idade, era um dos maiores jogadores do mundo nos anos oitenta, trabalhava como médico e terminou sua vida como alcoólatra”.  O texto acrescenta que “com Zico e Falcão, ele pertenceu a uma geração de craques que jogava bonito, mas nunca chegou a ser um campeão mundial. O Brasil está de luto por ele”.

Quando parou de trabalhar como médico pediatra, conta o jornal Welt, Sócrates começou a escrever histórias curtas, trabalhou como colunista para vários jornais e compôs músicas que não fizeram sucesso. “Durante a ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985, ele se empenhou pela volta da democracia e deu início, no Coríntians, ao movimento Democracia Corintiana (os jogadores participavam das decisões internas do clube )”, lembra o jornal.

Em 1984, antes de tomar o rumo da Itália, onde também jogou, ele deu uma longa entrevista, durante a qual tomou uma grande quantidade de cerveja e fumou um cigarro depois do outro. Quando um repórter perguntou se isso não afetaria seu desempenho como atleta, Sócrates sorriu e respondeu: “Eu não sou um atleta. Sou um artista do futebol”.

Ídolo nos campos de futebol, médico politicamente engajado pela esquerda, colunista e compositor. Sócrates era tudo isso e pai de seis filhos. A morte dele repercutiu entre os leitores do Welt. Um deles postou este comentário: “É trágico que um homem com a inteligência dele não tenha conseguido livrar-se do alcoolismo. Como médico, ele certamente sabia como isso iria terminar”. Outro contrapôs, afirmando que “o vício nada tem a ver com inteligência”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s