Noite dedicada ao romantismo

O concerto Reencontro no Romantismo une pela primeira vez no palco a violoncelista Marjana Rutkowski e o pianista André Loss (foto de Cristine Rochol). Nesta quinta-feira, dia 15, eles se apresentam no Auditório Tasso Corrêa, no Instituto de Artes, a partir das 20h30min, Entrada franca.

Nesta noite dedicada à música romântica, pela primeira vez será interpretada no Estado a Sonata Op. 104, em Lá Maior para Violoncelo e Piano (1826), de Johann Nepomuk Hummel (1778-1837). Isso se tornou possível graças ao trabalho de André Loss, que também se dedica à recuperação e à pesquisa de obras desconhecidas do grande público. Além dessa peça, o programa inclui a Introdução e Polonaise Brilhante, Op. 3, em Dó Maior para Violoncelo e Piano, de Chopin; e a Sonata nº 1, Op. 38, em Mi Menor para Piano e Violoncelo, de Johannes Brahms.

Com ampla experiência em música de câmara e solo, André Loss tem atuado na América do Sul e América do Norte, já tocou com importantes orquestras no Brasil e ganhou vários prêmios. Ele éÉ doutor em Execução Musical em Piano pelo College Conservatory of Music em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos, também esteve na Eastern Illinois University, onde recebeu uma bolsa para acompanhar exclusivamente os masterclasses do barítono William Warfield. Hoje, ele também é professor de piano e literatura pianística na UFRGS.

Marjana Rutkowski destaca a acústica impecável do Auditório Tasso Correa, onde os músicos encontram as condições sonoras ideais: “Tocar lá é uma experiência maravilhosa”, afirma. Ela consolidou sua carreira com apresentações na Europa, Canadá, Brasil e Estados Unidos. É mestre pela Hartt School, University of Hartford, onde também atuou como principal cello do Collegium Musicum, grupo especializado no período barroco. Além disso, aperfeiçoou-se com Fritz Magg, Janos Starker e o Emerson String Quartet. Contemplada com uma bolsa da Universidade de Yale, na mesma época foi violoncelista convidada do Yale Contemporary Players, grupo com ênfase no repertório pós-1945.  Atualmente, é também conselheira para o International Advisory Council da Chamber Music Network, entidade que incentiva a música de câmara no mundo inteiro e tem sede em Nova Iorque.

O Auditório Tasso Corrêa do Instituto de Artes fica na Rua Senhor dos Passos, 248 – fone: 51 3308.4318

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s