Momento Itália-Brasil

Nuccio Ordine, professor italiano, está em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 12 de abril, ele receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A cerimônia será realizada às 9h, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFRGS. Após, às 10h, no Salão de Atos da instituição, terá início a Conferência Internacional Contra o Possuir: riqueza, amor e verdade. No encerramento, às 20h, o Grupo Amarcord vai apresentar Una Seria Opera Buffa.

Às 9h de sexta-feira vai começar a Jornada Internacional sobre Literatura, Filosofia e Educação: a sobrevida do pensamento no tempo da morte da crítica. Do programa faz parte a assinatura do termo de cooperação para intercâmbio científico e cultural entre a UFRGS e a Universidade da Calábria, representada pelo professor Giovanni Latorre. A ACIRS é uma das apoiadoras dos eventos, que são abertos ao público em geral e têm entrada franca.

Além de marcar o Momento Itália-Brasil, a vinda do grupo italiano lembra os 30 anos do gemellagio. O facilita o acesso a informações, a troca de experiências e a elaboração de projetos, além da cooperação econômica e cultural entre Porto Alegre e Morano Calabro, cujo prefeito, Francisco Di Leone, está na comitiva. A ACIRS é uma das apoiadoras.

Suspense de Tornatore

É de Giuseppe Tornatore, o aclamado diretor de Cinema Paradiso, a obra da primeira sessão de cinema deste semestre na ACIRS, unidade Bom Fim (avenida Osvaldo Aranha 744). O filme A Desconhecida (La Sconosciuta) será apresentado nesta sexta-feira, a partir das 19h, com áudio em italiano, legendas em português e comentários do professor Daniel Gonçalves.  Gratuito, aberta ao público e sem a necessidade de retirar senhas, a sessão faz parte do projeto Venerdì Culturale. Informações: http://www.acirs.org.br, ou (51) 3212. 5440.

Neste filme, Tornatore renuncia a seu tom melodramático e investe no suspense, contando a história de Irina. Interpretada pela russa Ksenya Rappoport, ela é uma imigrante ucraniana que tenta ganhar  a vida na cidade italiana Velarchi, onde faz de tudo um tanto. Mas, limpando e polindo as escadas de um prédio, o verdadeiro objetivo dela é aproximar-se de uma família que mora ali e nada vai impedi-la de conseguir um trabalho naquela casa. Nem mesmo um assassinato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s