O voo da inteligência criativa

Espantosamente linda. Assombrosamente perfeita. A nova campanha internacional da Air France, intitulada L´Envol – O voo  -, me atingiu em cheio quando a vi pela primeira vez na tevê. Chorei de emoção diante dessa apurada e sensível inteligência criativa, que viaja totalmente na contracorrente de mediocridades agressivas e grotescas como a que se vê na propaganda da Peugeot, em que dois funcionários de uma loja de carros se divertem colocando um ”estagiário” em situação difícil.

A peça da Peugeot foi produzida pela agência Loducca. Nota zero. É tão ruim que causaria o efeito contrário em mim se estivesse a fim de comprar um carro. De jeito nenhum, nem pela metade do preço, compro um produto oferecido dessa forma. L´Envol é criação da BETC Euro RSCG. É, de longe, a peça publicitária mais bem-pensada e mais bem-realizada de todas que já vi. E não foram poucas, porque sou telespectadora de hábito estranho se comparada com a maioria: gosto dos intervalos comerciais; espero pelo momento de entrarem no ar. Gosto deles porque, sendo alguém que precisa da palavra para contar histórias, respeito muito quem sabe contá-las de forma quase monossilábica e, às vezes, valendo-se apenas da combinação de imagem e música.

Esse é o caso de L´Envol.  A peça foi toda ela gravada no Marrocos, em tomada única, sem efeitos especiais e sem cortes, interpretando a tecnologia implicada na viagem aérea com um forte toque de sensível humanidade. Sobre um espelho que reflete o céu, dois bailarinos – um homem e uma mulher – evoluem do passo à dança na coreografia, simulando desde o embarque dos passageiros até a decolagem e o voo. Ela é o corpo da aeronave – o feminino é sinônimo de acolhimento e proteção – e ele transforma seus braços em asas. A música é o Adagio 23 de Mozart. O resultado é lindo. Sofisticado. Poético. Convincente: voar com a Air France é tranquilo.

Agora são 11 horas e 57 minutos em Porto Alegre. E estou frustrada, porque hoje não consegui ver a peça em nenhum dos intervalos comerciais. Lamento. Mas lamento também o desaparecimento daquela peça da Red Bull, chamada Nazaré, em que Jesus se diz cansado, decide voltar para casa e abandona o barco. Quando os discípulos perguntam se vai novamente andar sobre a água, ele responde que isso não é problema para quem conhece o caminho das pedras. Adorei! Achei que é coisa de quem faz humor inteligente, perspicaz.

E houve quem detestou, sentindo-se ameçado em sua zona de conforto. Representantes da Igreja Católica e variantes do cristianismo condenaram a propaganda como “desrespeitosa”. Isso não me surpreende. O que me surpreende – e deploro – é que o Conar tenha dado atenção ao chiado deles, tirando-a do ar. E me declaro prejudicada, porque também acredito que Jesus sabia aonde deveria colocar os pés. Era o efeito especial dele. Os espertos ainda o vendem como milagre. Faz parte do pacote com que enchem seus cofres, explorando a necessidade que a maioria dos humanos tem de acreditar no que alivia suas angústias diante da vida e seus mistérios.

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2 comentários em “O voo da inteligência criativa

  1. Muito linda a propaganda. É a criatividade na sua mais pura expressão.
    E a diferença entre a propaganda da agência francesa e a da agência brasileira é que cada uma retrata o processo criativo sob o ponto de vista (e de vida) de cada publicitário. Como diz o psicólogo americano, Carl Rogers, no seu livro “Tornar-se Pessoa” (1961) quando discorre sobre esta capacidade humana, a criatividade: “minha definição do processo criativo é que se trata da emergência na ação de um novo produto relacional que provêm da natureza única do indivíduo por um lado, e dos materiais, acontecimentos, pessoas ou circunstâncias da sua vida, por outro”.

    1. Rosela, eu amei mesmo essa peça. Na verdade, sou telespectadora sempre muito atenta nos intervalos comerciais, porque admiro a capacidade que algumas pessoss têm de interpretar um conceito de forma tão bonita num tempo tão exíguo (falando em termos de duração da peça no ar). Outras já me emocionaram, mas esta é preciosa.

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