Feios, Sujos e Malvados, filme do diretor italiano Ettore Scola, será apresentado na sexta-feira, dia 17 de agosto, no auditório da ACIRS (Osvaldo Aranha, 744), como atração do Venerdi Culturale. Trata-se de uma comédia social corrosiva que conta a história de Giacinto Mazzatella, interpretado por Nino Manfredi.

Sua rotina é problemática no barraco em que vive com a esposa, dez filhos e vários parentes em uma favela de Roma. A situação tem um agravante: Giacinto esconde o dinheiro que ganhou do seguro por ter perdido um olho enquanto trabalhava. Isso irrita os familiares, que gostariam de usá-lo para melhorar sua qualidade de vida. Quando ele leva a amante para casa, a corda da paciência dos parentes rebenta e eles planejam matá-lo.

Segundo os críticos de cinema, Ettore Scola mostra sem moralismo, com humor negro e de forma natural a vida nas favelas italianas. Por isso, o filme é considerado obra-prima do diretor, que foi recompensado por isso em1976, quando ele ganhou o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.

 A exibição de Feios, Sujos e Malvados vai iniciar às 17h e terá comentários do professor Daniel Gonçalves. A entrada é franca, aberta ao público e sem a necessidade de retirar senhas. Informações: http://www.acirs.org.br, ou (51) 3212 5440.

Anúncios