Alceu Valença vai autografar na Feira do Livro de 2015

A voracidade do tempo já consumiu quase metade do ano. E assim, a passos largos, a cidade vai se aproximando de mais uma Feira do Livro de Porto Alegre. Na Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), os preparativos para torná-la mais uma vez acessível e atraente aos leitores na Praça da Alfândega – também além dela – estão a mil.

A programação se encontra em processo de construção; portanto, ainda não pode ser liberada para a divulgação, informa Jussara Rodrigues, responsável pela área adulta da Feira do Livro. Mas a curiosidade leva à descoberta de boas notícias. E, entre elas, uma certamente agradará – e muito – aos fãs do compositor/cantor pernambucano Alceu Valença.20150417201244675002e Alceu Valença, foto de Yanê Montenegro

Jussara confirma a vinda dele. Valença estará em Porto Alegre no primeiro dia de novembro para autografar o livro O Poeta da Madrugada (Editora Chiado) e para conversar com seus leitores. A obra reúne poemas que ele compôs ao longo de várias décadas, de 1967 a 2014, a maior parte deles em Lisboa. O prefácio é do angolano José Eduardo Agualusa.

Embolada do tempo é um dos poemas: “O tempo em si/ Não tem fim, não tem começo/ Mesmo virado ao avesso não se pode mensurar”. Se Alceu Valença teme os efeitos da celeridade das horas, dos dias, das semanas, dos meses e anos?  Não. “Caminho todos os dias, não fumo, não bebo, nunca usei drogas. Envelhecer não me amedronta. O que me amedronta é a burrice, a ignorância, a crescente diluição da identidade brasileira, o retrocesso político com jovens incautos pedindo a volta da ditadura, o período mais tenebroso de nossa história. Mas, felizmente, a poesia sempre salva”, diz.

Em contrapartida a essa boa notícia, a edição da Feira do Livro deste ano será menos internacional, porque não terá a presença de autores de um país convidado. Segundo informações extraoficiais, a CRL tomou essa decisão com base em uma constatação. A de que, da maneira como vinha ocorrendo, a participação de um país homenageado não contribuía muito com os objetivos da Feira do Livro, pois a Câmara acabava assumindo uma série de gastos, e os resultados não eram os melhores. Essa percepção, segundo ouvi, ficou mais nítida no ano passado, quando os autores trazidos do Canadá não tinham obras publicadas no Brasil e eram praticamente desconhecidos entre os leitores.

Com a natureza como cenário

A Feira do Livro tem, tradicionalmente, mais um foco de grande importância e agito. É a Área Infantil e Juvenil, de estímulo à formação de leitores. E ela já está com a “programação completamente fechada”, conta Sônia Zanchetta, que coordena o setor. Alguma mudança em relação ao que os visitantes encontraram no ano passado?

Sim. Em 2015, a Feira voltará a estreitar seus laços com o rio, pois ocupará parte da área central do Cais, onde “vamos instalar um teatro – rebatizado como Carlos Urbim – para 600 pessoas”, conta Sônia. Ela acrescenta que o palco ficará à beira do Guaíba e terá fundo retrátil para que, em concertos e algumas atividades, o cenário seja a própria natureza. “O fundo será fechado com uma cortina preta, e a plateia estará acomodada sob o telhado do pórtico central”.

Tudo a ver com o tema central da Área Infantil e Juvenil “Alice no País das Maravilhas”, marcando também em Porto Alegre os 150 anos que a primeira edição do livro completa em 2015. Um detalhe interessante: o autor, Lewis Carroll, pseudônimo do tímido Charles Lutwidge Dodgson. Em sala de aula, o reverendo entediava seus alunos de Matemática, mas como escritor conseguiu entregar-se à fantasia em que, no entanto, não abriu mão do pensamento lógico, presente no interesse da menina por jogos e enigmas.

Mas a programação da Área Infantil e Juvenil não se resume ao tempo em que os livros estão na Praça da Alfândega. Ela começa bem antes, visando à preparação dos pequenos leitores para o encontro com os autores e suas obras. Nos dias 2 e 3 de julho, as escolas que participarão do programa de leituras Adote um escritor escolheram 128 autores, em esforço conjunto de professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura, da Smed (Secretaria Municipal da Educação) e da Seduc (Secretaria do Estado da Educação). Outro quadro da área é o Autor no palco. Sônia Zanchetta cita alguns: Heloisa Prieto, a mineira Stella Maris Rezende, o paulista Pedro Bandeira, João Anzanello Carrascoza, o ilustrador Ivan Zigg e Kátia Canton.

A paulistana Heloisa Prieto é autora de mais de 40 livros. Ela prega o estímulo à leitura nas crianças mesmo antes da alfabetização, sempre com total liberdade para que escolham. “É um equívoco o adulto querer nortear a leitura infantil, decidir o que é bom e o que é ruim. Outra coisa importante é o livro-brinquedo. Ele educa o olhar, a atenção. Em casa, é importante respeitar as “leis do leitor”: ler o que quiser, amar ou detestar um livro, ler o mesmo título um monte de vezes, começar pelo meio, não terminar, ler o fim antes…”

A escolha do patrono

E quem será o patrono em 2015? Em agosto, a Câmara vai coordenar a escolha. Na primeira etapa, como de costume, empresas associadas, patronos de edições anteriores e ex-presidentes da entidade indicarão cinco nomes. A segunda parte ampliará o número de votantes, incluindo representantes da comunidade cultural e parceiros especiais da Feira.

A tendência é que o escritor viajante Airton Ortiz passe o bastão a um de seus quatro concorrentes em 2014 – Maria Carpi, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich e Aldyr Schlee –, mas eles terão que disputar a honraria com quem vai entrar na corrida agora. Pode ser Vera Teixeira de Aguiar, professora da Pucrs e muito reconhecida por seu trabalho de estímulo à leitura com ênfase nas crianças. A artista plástica e escritora Paula Mastroberti criou uma fanpage no Facebook para sua professora de pós-graduação e salienta que Vera tem contribuído com a Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro.  Entre os livros que a professora já publicou estão: Ler e brincar: o dado mágico (Edipucrs, 2009); e Poesia fora da estante para crianças (Projeto / L&PM, 2003). O nome do eleito será anunciado em setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s